sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PSICOLOGIA DA ADOÇÃO


Marcia Fuga*

Adotar uma criança não gerada biologicamente traz incertezas quanto ao seu desenvolvimento, preocupações com sua educação, mas também preenche uma lacuna dos pais adotivos, lacuna essa de poder amar e conviver com uma criança. Muitos são os conflitos internos desses pais quanto à criação desse filho adotivo; contar ou não sobre a adoção; como fazer isso; quando? Porém, nenhuma dificuldade pode sobrepor-se àqueles que adotaram de coração um filho, porque o laço de afetividade pura sobrepuja qualquer angústia momentânea, que é sempre uma oportunidade de aprendermos a amar mais.

A GESTAÇÃO EMOCIONAL DO FILHO ADOTIVO

Na maioria dos casos, a decisão de adotar uma criança decorre da impossibilidade de ter filhos biológicos. Essa impossibilidade pode ser do casal, ou exclusivamente de um deles. Um filho traz a sensação de valorização, a oportunidade de produzir coisas boas, de poder trocar afeto.

Quando o casal começa a conversar sobre a possibilidade de adotar uma criança, sobre as vantagens e dificuldades dessa atitude neste momento de suas vidas, eles passam a viver a etapa chamada de Gestação Emocional da adoção.

No decorrer desta espera que pode durar dias, meses, anos a ansiedade dos pais quanto ao aspecto físico da criança (sexo, cor de olhos e da pele, peso, etc.) e suas características emocionais, envolve as conversações entre os pais. Os temores quanto a herança biológica: doenças, mal formações; também fazem parte deste período.

Assim, o tempo que levaram desde o início da idéia de adoção até o seu florescimento (buscar a criança), corresponde a uma verdadeira gestação.

O momento de buscar a criança para trazê-la para casa eqüivale emocionalmente ao Parto: a expectativa de como será este encontro, como a criança é, como reagirá, desperta muita ansiedade. Nesta ocasião, que será de grande emoção, os pais poderão ter reações as mais diversas e confusas, tais como medo, insegurança, alegria, esses sentimentos também permeiam o universo dos pais biológicos quando têm seus filhos.

O Puerpério, período que dura mais ou menos 45 dias e corresponde ao pós-parto, é acometido de múltiplas emoções na qual a adaptação da criança aos pais se dá. Ao levar a criança para casa, os pais começam a praticar os cuidados com a criança, ou seja, alimentação, fraldas, troca de roupas, banho, etc. Durante esses cuidados diários a criança começa a adquirir o sentimento de pertencer àquela família, assim como os pais sentem que pertencem à ele. Todo esse manejo dá aos pais a sensação concreta que "criam" o filho, que ele é seu dependente e que precisa ser cuidado em tempo integral.

Nesse período, mais ainda quando o adotado é o primeiro filho do casal, os pais costumam sentir a responsabilidade de ter essa criança com eles, pode gerar dúvidas quanto ao erro ou acerto de tê-la adotado; pensam se vão sair-se bem nesta função, se são suficientemente bons, se estão preparados. Mas é também um período em que a vinculação entre pais e criança se estreita, onde o medo do abandono existe nos dois lados. Então, o menor gesto da criança de buscar auxilio dos pais representa a aceitação, daí todas as dúvidas são dissipadas porque aquela criança os reconhece como pais e os cativa. Os pais pensam "Nem lembramos que ela é adotada". "Para a criança o contato com os pais adotivos torna-os as pessoas centrais de sua vida"

PROTEGENDO O SEGREDO

Os pais adotivos que já "nem lembram" que seu filho é adotado, podem começar a ter em mente se devem ou não contar ao filho sobre sua origem. As dúvidas giram em torno de como contar, porque contar, como e quando!

O melhor modo de contar sobre a adoção é ter esse tema como um assunto que é "ventilado" naturalmente pelos pais desde o início do relacionamento com o filho. Não fazer desse assunto um tabu, um segredo a ser protegido.

A curiosidade da criança se acentua aos 3 anos de idade quando ela pergunta sobre o mundo que a circunda. Perguntando se são adotadas. Têm necessidade de saber sobre a origem das coisas. Portanto, o período infantil é o mais propício para contar a verdade.

Os pais que desejam omitir do filho o fato de ser adotivo precisam lembrar que a criança tem o direito de saber sua origem e buscar informações a esse respeito. É uma necessidade existencial do ser humano.

"...a revelação tem que ser feita com muito amor, com muito carinho. Reuna-os, ore com eles e diga que gostaria muito que tivessem nascido dela, mas que Deus resolveu diferente."(frase de Chico Xavier em Lições de Sabedoria por Marlene Nobre - FE)

Contar à criança que ela é adotada evitará que ela saiba por terceiros, de forma distorcida e equivocada. O importante é salientar que ela foi escolhida; que dentre todas as crianças os pais optaram por ela. Que o sentimento de amor por ela os cativou.

Mesmo tendo sido esclarecida sobre a adoção, a criança ainda perguntará inúmeras vezes sobre isso. Em todas as vezes deve-se manter o mesmo conteúdo de resposta, isto é, a resposta mais próxima da verdade.

É igualmente importante não expor aspectos negativos da família de origem, pois a tendência, quando se expõe os aspectos negativos, é a criança sentir-se desvalorizada, inferiorizada. Os adotantes podem responder: "Não sabemos porque sua outra mamãe não pode ficar com você mas acreditamos que ela gostaria muito de fazer isso. Agora você é nosso filhinho e nós te amamos muito."

O que devemos ter em mente é que a criança tem medo do abandono e os pais adotivos também têm.

ADOÇÃO À LUZ DO ESPIRITISMO

O espiritismo é muito claro quanto à questão da adoção de filhos: é um ato de amor incondicional.

"O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito" (Evangelho Segundo o Espiritismo - Kardec, A.)

Somos todos adotados pois que ninguém é propriedade de ninguém. Nosso filho de hoje poderá ser nosso pai amanhã, assim estabelece a lei da Reencarnação.

Um dos medos mais comuns das famílias adotantes é de que o filho adotivo venha a se tornar um marginalizado pois que já teve a rejeição materna e pode ser revoltado, e então, um marginal. Esse raciocínio se opera, primeiro devido ao preconceito de atribuir à criança uma herança de má índole, segundo porque se desconhece a Lei da Reencarnação. Ora, um filho biológico pode ser um espírito que reencarnou para resgate naquela família, causando-lhe muitos problemas; ao passo que, o filho adotivo, poderá ser um espírito afim, que vem para trazer felicidade. Ou vice-versa.

Desta forma, ter um filho adotivo ou biológico sempre será para a família um meio de ressarcir débitos pretéritos, direta ou indiretamente, e sejam esses débitos dela (família) ou dele (filho).

Jamais teremos nossas consciências em paz, enquanto houverem as injustiças sociais, os preconceitos, as negações afetivas adotar um filho, um amigo, um pai, uma mãe devem ser tarefas diárias para quem quer conquistar a sua própria evolução espiritual. Mas a adoção deve ser de coração, pois esse é laço indestrutível, permanente.

"Nossos filhos não são nossos filhos, são antes, irmãos.

Os corpos que têm são filhos dos nossos corpos, nada mais.

Os chamados filhos adotivos são os filhos do coração, estão unidos à nos por indestrutíveis laços espirituais.

Somos todos filhos uns dos outros."

(Lições de sabedoria - Marlene Nobre - FE)


*Psicóloga clínica com especialização em infância e adolescência, diretora de Psicologia do Pineal Mind Inst.de Saúde, Vice Presidente da ABRAPE

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICÓLOGOS ESPÍRITAS - http://www.promaster.com.br/abrape


endereço: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo1028.html
imagem:
vilamulher.terra.com.br


10 comentários:

Julimar Murat disse...

Deus é maravilhoso nos seus propósitos e o faz acontecer com todo amor que tem que haver para esta causa.
É certo ninguém é de ninguém, somos todos filhos uns dos outros

Um bom fim de semana
obrigada pela sua visita e seu carinho

Julimar

Jorge Nectan disse...

Julimar
A justiça. a bondade, a providência divina são perfeitos. Aliás, todas as leis divinas. Tudo tem razaão de ser, o que é maravilhoso. É o caso de adoção.
Julimar, um beijo e que tenhas um fim de semana de muita alegria,

Uman

Haroldo Matias disse...

Obrigado pelos comentários encorajadores ,quanto a autorização para divulgação das postagens está dada para qualquer post.Vamos juntos divulgar a doutrina dos espíritos.Um grande abraço e desculpe a demora ando sem tempo.Continue mandando comentários.

Jorge Nectan disse...

Amigo Dalailam

Um outro grande abraço,
Uman

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Querido amigo. O seu blog está demais. Não dá para pular nenhuma postagem. Todos os textos que anda selecionando para o seu blog têm me emocionado demais, particularmente este. Tive uma única filha, Marcela, que hoje estaria com 26 anos de idade. Eu e ela éramos muito unidas, amigas, companheiras. Não pode existir amor maior do que o que sinto por ela. Infelizmente, em 2006, ela partiu para a Pátria Espiritual. Dormiu e não acordou, ou melhor, acordou do outro lado da vida. Esta prova que Deus colocou em meu caminho é muito dura. O Espiritismo e a crença na vida após vida, é que me dão condições de prosseguir, embora com uma certa dificuldade, pois que perder quem você mais ama na vida ...
Ela era adotada. E sempre soube, desde que fez a clássica pergunta: "Nasci de sua barriga?" A verdade fez com que nunca houvesse nenhum tipo de inconformismo ou revolta. Porque ela sempre foi minha filha, com toda certeza.
Obrigada por suas palavras sempre enriquecedoras no meu blog. Beijos.

Jorge Nectan disse...

Não há palavras para expressar o Amor. Só mesmo a atitude revela esse sentimento por excelencia. Ainda mais de uma mãe e amiga tão ligada espiritualmente coma filha.
Maria José, só posso te oferecer o coração de amizade pelo teu grande coração.

Fui ao teu blog e li que vai viajar, minha amiga.
A saudade de deixar de ler seus posts e dos teus comentparios, que mostra a sua forte presença, me deixa marcado.
Desejo, pois uma ótima viagem e que Jesus, te acompanhe

Um beijo, de saudade,
Uman

Norma Villares disse...

O livre arbítrio com lucidez conduz a adoção da luz na vida pessoal.
Todos os propósitos de Deus encaminham a essas trilhas luminosas.
Avante!
Bom domingo
Abraços

Mara Virginia disse...

Olá Unknown, adorei o post, muito esclarecedor e tb um incentivo para as pessoas que desejam adotar, eu tenho três filhos biológicos e muitos filhos adotados pelo coração, na verdade eles me adotam como mãe, são meus alunos, carentes de afeto, de amor, de um incentivo, e principalmente de alguém que aumente a auto-estima deles.Por isso me sinto mãe espiritual de muito deles, quem sabe em vidas passadas foram meus realmente??

Jorge Nectan disse...

Bom dia Norma!!!!

Avançar é o caminho. É o que a lucidez no livre-arbítrio nos trás, juntamente com a responsabilidade.

Anjo, uma excelente semana!!!

Uman

Jorge Nectan disse...

Olá, Mara!!!!

Educadora sempre faz amizade, traz recompensa do carinho e porque não, auxilia na caminhada deles com clareza do exemplo.
Adotar é fazer parte da grandeza divina pois, amando, estaremos sempre nos aproximando Dele.

Um beijo de luz,

Uman

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails