domingo, 11 de outubro de 2009

COMPORTAMENTO DO ESPÍRITA NO VELÓRIO



Recentemente, fomos a um velório e nos vimos constrangidos a ouvir um "pastor", pregando a insustentável tese da unicidade das existências. Aliás, assunto inoportuno para a ocasião. O religioso, sempre com a bíblia de folhas desgastadas debaixo do braço, umedecido de suor, certamente, foi convidado a falar sobre o tema por solicitação da família do desencarnante. Detalhe: tais parentes "crentes", do "morto", sabiam que espíritas estariam presentes no local. Ao revés, poderiam ter aproveitado a oportunidade do sepultamento para orar ou discorrer, sem afetação, sobre a imortalidade da alma (como ensinou Jesus) e sobre o valor da existência humana. Porém, infelizmente, para esses cristãos, narcotizados pela idéia de "salvação" e que pensam poder comprar a "felicidade eterna" através dos dez por cento "doados" para a igreja, "a morte ainda exprime realidade quase totalmente incompreendida na Terra". (1)

Em outra ocasião, fui informado, por uma grande amiga, líder espírita no DF, de que um irmão, também espírita conhecido na cidade, solicitara-lhe um espaço no salão de palestras, para velar um corpo (o desencarnado era endinheirado). Velório (2), no centro espírita? Rimos, eu e ela, muito embora, lamentando o triste episódio. É óbvio que a solicitação do imaturo confrade lhe fora negado.

Velórios! Eis o nosso tema. Essa celebração se desviou, e muito, do sentido religioso, pois, acima das emoções justificáveis, por parte dos parentes e amigos, ostenta-se um funeral por despesas excessivas com flores, santinhos, escapulários, velas [o uso de velas não tem valia para o espírita, pois só imprime um aspecto mais lúgubre à morte], etc., etc. A eventual preocupação com a conservação dos túmulos, que, normalmente, só são lembrados no dia consagrado aos mortos, no mês de novembro, respondem por um protocolo social, também, extravagante. Não devemos converter as necrópoles vazias em "salas de visita do além", qual recorda o escritor Richard Simonetti, (3) até porque, há locais mais indicados para expressarmos o nosso sentimento aos que já desencarnaram. Não aprovamos, nem reprovamos, intransigentemente, as homenagens fúnebres, em memória de alguém, pois, "são justas e de bom exemplo". (4) Todavia, a Doutrina Espírita revela que o desejo de perpetuar a lembrança que as pessoas deixam de si, nos imponentes mausoléus, vem do derradeiro ato de orgulho. "A suntuosidade dos monumentos fúnebres, determinada por parentes que desejam honrar a memória do falecido, e não por este, ainda faz parte do orgulho dos parentes, que querem honrar-se a si mesmos. Nem sempre é pelo morto que se fazem todas essas demonstrações, mas por amor-próprio, por consideração ao mundo e para exibição de riqueza ."(5)

Devemos sempre dispensar, nos funerais, as honrarias materiais exageradas e as encenações, pois, considerando que, "nem todo Espírito se desliga prontamente do corpo" (6), urge que lhe enviemos cargas mentais favoráveis de bênçãos e de paz, através da oração sincera, principalmente, nos últimos momentos que antecedem ao enterramento ou à cremação. ,Oferenda de coroas e flores deve transformar-se "em donativos às instituições assistenciais, sem espírito sectário". (7)

Pasmem! Já, até, inventaram o velório virtual (visualização à distância) das cerimônias fúnebres de entes queridos e o encaminhamento de condolências via e-mail. Salas de velório foram equipadas com câmeras que permitem, em tempo real, uma visão geral do público e da pessoa que está sendo velada. Nesses casos, parentes e amigos podem enviar as mensagens de condolências para a família por meio de um link por site que oferece técnicas de preparação de corpos como a tanatopraxia (8) e a necromaquiagem, além de produtos como, urnas, mantos, vestuário etc. Sobre isso, sabemos que, quando comparecemos a um velório, cumprimos sagrado dever de solidariedade, oferecendo conforto à família. "Infelizmente, tendemos a fazê-lo pela metade, com a presença física, ignorando o que poderíamos definir por compostura espiritual, a exprimir-se no respeito pelo ambiente e no empenho de ajudar o morto". (9)

Analisemos o fato recente de desencarnação do cantor e ator, Michael Jackson. Mais de meio milhão de admiradores, de todo o mundo, já solicitaram entradas para o serviço fúnebre de seu corpo, agendado para os próximos dias. O nosso irmão, "rei do pop", certamente, está na mais atroz penúria na dimensão póstuma, devido à tresloucada emanação de energias mentais desfavoráveis dos "fãs". Em razão disso, admitimos que, nesse caso, felizes são os obscuros indigentes, porque são velados nas câmeras dos institutos médico-legais, posto que o velório e o sepultamento são, quase sempre, mais um motivo de sofrimento para o desencarnante. É óbvio que as preces, pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra, têm por fim, não apenas, proporcionar-lhes uma prova de simpatia, mas, sobretudo, ajudá-los a se libertarem das ligações terrenas, abreviando a perturbação que, normalmente, ocorre após a separação do corpo, e tornando mais tranquilo o seu despertar. (10) No caso em tela, os idólatras transmitem emoções angustiantes em face da saudade, razão pela qual suas súplicas desconexas têm alcance limitado.

Imaginemos a situação desconfortante do Espírito, ainda ligado ao corpo, mergulhado num oceano de vibrações heterogêneas emitidas por pessoas, em nome da admiração, mas agem como indisciplinados espectadores a dificultar a tarefa de diligente equipe de socorro, no esforço por retirar um ferido dos escombros de uma casa que desabou. "Contribuição" lamentável, essa! "Preso à residência temporária, transformada em ruína pela morte, o desencarnante, em estado de inconsciência, recebe o impacto dessas vibrações desajustantes que o atingem penosamente, particularmente as de caráter pessoal. Como se vivesse terrível pesadelo ele quer despertar, luta por readquirir o domínio do corpo, quedando-se angustiado e aflito". (11)

São muitos os que, a título de se despedirem do "defunto", fazem do cemitério uma extensão a mais do barzinho da esquina, discutindo assuntos triviais como política, negócios e futebol - quando não, coisas piores. Isso, obviamente, tornará mais penosa a travessia entre os dois mundos. Mais do que nunca, o desencarnado precisa de vibrações de harmonia, que só se formam através da prece sincera e de ondas mentais positivas. Em o livro Conduta Espírita, o Espírito André Luiz adverte: "proceder corretamente nos velórios, calando anedotário e galhofa em torno da pessoa desencarnada, tanto quanto cochichos impróprios ao pé do corpo inerte. O companheiro recém-desencarnado pede, sem palavras, a caridade da prece ou do silêncio que o ajudem a refazer-se." (12) É importante expulsar de nós "quaisquer conversações ociosas, tratos comerciais ou comentários impróprios nos enterros a que comparecermos". (13) Até porque, a "solenidade mortuária é ato de respeito e dignidade humana". (14)

Lamentavelmente, "poucos se dão ao trabalho sequer de reduzir o volume da voz, numa zoeira incrível, principalmente ao aproximar-se o horário do sepultamento, quando o recinto acolhe maior número de pessoas". (15) Temos motivos de sobra para o comedimento. Por isso, cultivemos o silêncio, conversando, se necessário, em voz baixa, de forma edificante. Falemos no morto com discrição, evitando pressioná-lo com lembranças e emoções passíveis de perturbá-lo, principalmente, se forem trágicas as circunstâncias do seu falecimento. Oremos muito em seu benefício, porque, morre-se como se vive. Se não conseguirmos manter semelhante comportamento, melhor será que nos retiremos do ambiente, evitando engrossar o barulhento coro de vozes e vibrações desrespeitosas, que tanto atormentam o desencarnado, quanto aos que lá comparecem com objetivos nobres de captar energias dos planos superiores, do foco causal, em favor do próximo que parte para outra dimensão.

É oportuno também explicar ao amigo leitor que a perturbação que se segue à morte nada tem de, insuportavelmente, dolorosa para o justo, aquele que esteve na Terra, sintonizado com o bem. Todavia, para os que viveram presos ao egoísmo, escravos dos vícios e ambições mundanas, a morte é uma noite, cheia de horrores, ansiedades e angústias, apesar de essa perturbação ser considerada o estado normal no instante da morte e perdurar por tempo indeterminado, variando de algumas horas a alguns anos. Em algumas pessoas, ela é de curtíssima duração, quase imperceptível, e nada tem de dolorosa - poderia ser comparada como um leve despertar. No entanto, para outras, o estado de perturbação pode durar muitos anos, até séculos, e pode configurar um quadro de sofrimento severo, com angústia e temores acerbos. Alguns Espíritos mergulham em sono profundo e, nesse estado, ficam durante um tempo muito variável. "O conhecimento que nos tiver sido possível adquirir das condições da vida futura exerce grande influência em nossos últimos momentos; dá-nos mais segurança; abrevia a separação da alma." (16)

O equilíbrio mental dos familiares, ante o desencarne, será de fundamental importância na recuperação do Espírito. Pensamentos de revolta e desespero o atingem como dardos mentais de dor e angústia, dificultando a sua recuperação. A atitude inconformista da família pode criar "teias de retenção", prendendo o Espírito ao seu corpo. É natural que muitos chorem na hora da morte, porém, contendo o desespero. É mister que nos resignemos diante desse fenômeno natural da vida, ainda que, por vezes, inesperado, vendo, nisso, a manifestação da Sábia Vontade que nos comanda os destinos. Em verdade, as lágrimas podem, até, aliviar-nos o coração, entretanto, a atitude do espírita deve ser de compreensão e oração. O dia que tivermos certeza de que o que enterramos não é este ou aquele ser, mas um corpo que serviu para a valorização existencial de alguém que amamos, e que esse alguém estará sempre presente em nossa memória, pois que, experimentamos, apenas, um intervalo momentâneo, se comparado à eternidade, nosso comportamento será outro, muito mais harmonioso com esse fenômeno biológico, a que denominamos "morte".


FONTES:
(1) Vieira, Waldo. Conduta Espírita, RJ: Ed FEB, 1999
(2) Segundo Aulete : "Vigília a defunto". Ato de velar com outros um morto; de passar a noite em claro onde se encontra exposto um morto.
(3) Disponível em http://comunidadeespirita.com.br/Imortalidade/quemtemmedo/estranho%20culto.htm
(4) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001, Perg. 824.)
(5) idem, Pergs. 823 e 823a.
(6) Vieira, Waldo. Conduta Espírita, RJ: Ed FEB, 1999
(7) idem
(8) Nos dias de hoje essa denominação representa a prática de uma técnica, já desenvolvida há muitos anos em outros países, utilizando meios modernos para a preparação de corpos humanos, vitimados das mais variadas formas de óbitos. Corresponde a aplicação correta de produtos químicos em corpos falecidos, visando à desinfecção e o retardamento do processo biológico de decomposição, permitindo a apresentação dos mesmos em condições surpreendentemente melhores para o velório.
(9) Simonetti Richard. Quem tem medo da morte?, 22ª edição, São Paulo: Gráfica São João, 1995
(10) ESE-cap XXVIII it 59]
(11)______Richard. Quem tem medo da morte?, 22ª edição, São Paulo: Gráfica São João,1995
(12) Vieira, Waldo. Conduta Espírita, RJ: Ed FEB, 1999
(13) idem
(14) idem
(15)______ Richard. Quem tem medo da morte?, 22ª edição, São Paulo: Gráfica São João, 1995
(16) Denis, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor, RJ: Ed FEB, 1993



endereço: http://jorgehessen.net/
imagem:
suavecaminho.blogspot.com



*****



Desafio Cartão Vermelho



Minha amiga ANA do blog "Meu Lar Interior" me desafiou para esta brincadeira. Adorei a ideia. Vamos ver quais são as regras: Cada um deve fazer uma listinha com 10 escolhidos para dar o cartão vermelho. Pode ser uma pessoa, uma atitude, enfim, tudo aquilo que, de alguma forma, nos incomoda - se quiser e precisar, dê uma justificativa breve. Após fazer isso, passe a bola para mais cinco blogueiros e vamos ver no que dá…

Como são muitos amigos blogueiros, e todos de qualidade, prefiro oferecer este desafio pata todos eles.
Por isso, amigo blogueiro, esteja à vontade, e se topar a brincadeira, leve-o com você.

Abraços mil!!!

Uman

O cartão vermelho vai para:

1 - Mentira
2 - Preconceito
3 - Tristeza,
4 - Gritaria
5 - Indiferença
6 - Egoismo
7 - Ciúme,
8 - Intolerância
9 - Impaciência
10 - Inveja


12 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Meu amigo. Adorei este post sobre velórios. Acho que nós, espíritas, deveríamos divulgar mais este assunto, pois o que encontramos nos velórios é de entristecer. Se as pessoas soubessem o mal que fazem para aqueles que acabaram de partir... O livro "Na hora do adeus" de Luiz Sérgio é muito bom para nos dar educação a esse respeito. Beijos e fique com Deus.

Julimar Murat disse...

Amanhã a Maior Meditação Coletiva da América (vide meu blog)
Vamos participar juntos desta grande energia.
Abraços

Julimar

Meu lar interior disse...

Boa noite, Uman
Eu acho velório muito torturante tanto para a família quanto para o desencarnante. Alguns levam horas, varam a madrugada, não gosto. Cansei de ouvir "piadas" inadequadas para o momento! Também não gosto do sepultamento, mausoléus, os cemitérios gramados são mais suaves. Sugiro, como complemento desta postagem, a publicação de uma sobre a cremação porque já ouvi muitas perguntas a respeito da visão espírita a respeito da mesma.

Meu lar interior disse...

Boa Semana e Alegrias
Bjs

Teresa Cristina disse...

Olá!!
Gostei muito do post....bem quesito velório e cemitério já vi muita coisa, fui vizinha de ambos na cidade em que morava por 21 anos, então vi de tudo e ouvi muita coisa.Comportamentos que não condizem com o ambiente, vestimenta(logo muitos se preocupam com o look-pretinho básico e óculos pretos-parece filme de matrix), sempre tem os que aparecem pra tirar vantagem tbém do evento-sim, isto mesmo digo evento pq muitos chegam a faltar em dia de trabalho e depois ficam correndo atras de cópia do atestado de óbito pra justificar pq faltou naquele dia na empresa, e geralmente são os que permanecem pouco tempo no velório, ltem os que perguntam logo se tem cafezinho, como se velório fosse lanchonete e isto quando não parece bebado e os contadores de piada de plantão, aff¬¬...moravamos junto com minha avó então aprendemos desde pequenos de como nos comportar em ambientes assim, ela nos falava da longa viagem que a pessoa iria fazer, e que pra esta pessoa chegar em seu destino ela precisava de nossas preces, pois seriam as nossas preces que iriam iluminar os seus caminhos até seu novo destino.
Olha só sei que o assunto é extenso, mas um ponto principal vc abordou muito bem no post, tudo é educação e respeito!
Tudo de bom pra ti^^
Bjs♥

Jorge Nectan disse...

Oi, Maria José

Concordo com. E tudo tem a ver com a educação. Nós não valorizamos o momento pois achamos o morto bem morto e a dor da família algo restrito. Somos frios na dor de uma família. É até doloroso este tipo de atitude pois falta respeito e onde não existe isso, não existe Amor de fato.

Beijo, e uma excelente semana!!
Uman

Jorge Nectan disse...

Norma, doce amiga
Estive em teu blog e me emocionei.
Estou com você!!!

Um beijo, no coração,

Uman

Jorge Nectan disse...

Oi, Ana

as reações humanas são estranhas. Poucos valorizam o sentimento de perda dos outros, e querem que se respeite o seu. O paradoxo do homem é brincar ou não valorizar o próximo e se melindrar quando é consigo.
Também não gosto de velórios porque não me sinto à vontade. Mas quando vou, busco orar pelo desencarnado e pela família, sem esquecer que, acredito, quem mais precise de oração são os "visitantes".

Ana, chove no momento e deixo em teu coração um doce beijo de luz!!!

Uman

Jorge Nectan disse...

Ana,

Esqueci de agradecer pela sugestão!!!

Mais um beijo,

Uman

Jorge Nectan disse...

Olá, Teresa

Tem muito disso mesmo.
Que há de se fazer se não vibrar por estes companheiros!
Nós, que nos dizemos Espíritas, podemos ser a diferença no velório pelo nossa postura, não é mesmo? Apesar de que ser Espírita não diz muita coisa, porque já vi Espíritas não se importarem com o desencarnado e a família.
A inconsciência, me parece ser uma doença que ataca qualquer religião.

Beijo com chuva e tudo, em teu coração,

Uman

Unknown disse...

Acho que neste momento, deve-se usar da maior simplicidade possível, sem rituais e ostentações, buscando um ambiente de paz e muita oração, para ajudar o espirito a se libertar mais facilmente.
Beijos

Jorge Nectan disse...

Oi, Jeanne

É mesmo. Ás vezes é difícil a libertação do desencarnado e nós podemos dificultar-lhe na situação.

Um beijo, de coração,
Uman

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails