quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ATEISMO


Luís de Almeida

(Texto de Luis Almeida publicado originalmente no "Jornal Espírita" da "Federação Espírita do Estado de São Paulo", FEESP, que nos foi enviado pelo seu autor como colaboração no debate sobre o tema "Espiritismo e Religião")

FILOSOFIA E ESPIRITISMO O ATEÍSMO. OS FILHOS DO "NADA"...

Como explicar a existência de ateus, ao longo da historia, como por exemplo, um Frederico Nietzsche, um Karl Marx no século anterior, e um Jean Paul Satre no presente século?

Não acreditamos, pessoalmente que haja ateus propriamente ditos. Mas, sim a existência de pessoas que discordam de determinada idéia, incorreta na nossa opinião, acerca de Deus, que se foi formando ao longo dos tempos. Agora ateus convictos, isto é, profundamente documentados, e fundamentados com argumentos validos, não acreditamos que existam. Se estivermos enganados, então desafiamos a comprovarem sua tese.

Não é nossa intenção criticar alguém ou instituições, nem tão pouco imiscuirmo-nos na política, simplesmente relatamos fatos histórico-científicos e opinamos dentro dos postulados espíritas.

A criatura e o incriado, implicam-se numa tal dialética, que o homem não pode fugir-lhe. é tão difícil ser ateu, como desligar-se da vida, isto é, como auto-existente. Nossa radical dependência, torna-se inexplicável sem a existência de Deus. Não há existência sem fundamento, como não há liberdade.

Pode o homem, absorvido por cuidados excessivos e problemas multiformes, esquecer-se das leis morais, inatas, e assim perder aparentemente, a fundamentalidade da existência. Perdido no mare magnum da complexidade da vida, pode esquecer sua característica fundamental de ser "religado", identificando seu ser com sua vida. A impossibilidade, porem de sentir-se desligado, torna-o incapaz de, honestamente e racionalmente, poder afirmar-se ateu.

Efetivamente, a existência fundamentada sobre si mesma aparece, internamente, desfundamentada e, por conseguinte, referida a um fundamento de que se sente privada. Daí o irreligioso, vivendo uma crise de interioridade e identidade, de ausência de reflexão profunda, ser ameaçado por impiedosa frustração, insensibilidade, e irracionalidade. A todo o pensamento lógico, Deus surge na verdade, não como valor negativo, mas como positivo, fundamentante, como o ser que torna possível todo o existir.

Não será a existência "religada" uma visão de Deus no mundo e do mundo em Deus? é bem possível, no entanto, que haja quem se auto-proclame desligado. São os ateus. Fundamentam seu ateísmo na auto-suficiência. Um dos motivos que leva o homem a esquecer-se de Nosso Pai é, realmente o êxito da vida. Só o homem superior consegue manter-se conscientemente "religado", no meio de seus triunfos. Sabe que a caducidade dos bens terrenos postula no Bem Supremo em Quem possa fazer repousar, tranqüilamente, seu coração.

Outra razão que pode invocar-se para explicar os ditos, não convictos, ateus, é o orgulho e egoísmo exacerbado e a perda de confiança nas religiões. Aquele por exemplo, explica o ateísmo nietzchiano do século passado. A via de acesso a Deus é a da libertação interior. Prisioneiro de uma soberba dificilmente igualável, Nietzsche não consegui, vendados os olhos do espírito, intuir a espiritual transcendência a que nos prende, qual cordão umbilical, a contingência do nosso existir. As seguintes palavras por ele proferidas, esclarecem bem qual o seu pensamento, e aquilo que acabamos de afirmar: "Quero abrir-vos, inteiramente, meu coração, amigos: se existissem deuses, como suportaria eu não ser Deus! Logo não há deuses". Argumento de grande infantilidade, sem qualquer lógica, e por isso sem qualquer valor. Interpretemos atentamente outras suas palavras: "Agora Deus é morto! Homens superiores, este deus foi o nosso maior perigo. Não ressuscitaste senão depois que Ele jaz na tumba...Deus é morto; agora queremos que o Super-Homem viva".

Como vai ele proclamar a morte de um ser inexistente? A morte de Deus nos termos em que se exprime, não será a confissão de sua existência? Ou poder-se-á matar o nada? Como pode um pensador, utilizar o seu raciocínio de forma tão ridícula?.

Em carta a um seu amigo o Barão de Seydlitz, escrita de Nice, datada de 12 de Fevereiro de 1888, confidenciou: "Aqui entre nos, digo-te não julgar impossível que eu seja o primeiro filosofo da minha época, ou, ainda talvez um pouco mais, um filosofo decisivo e fatal, situado entre dois séculos... Apesar de ter chegado aos quarenta e cinco anos e ter produzido aproximadamente quinze obras, não surgiu ainda na Alemanha, um único estudo medianamente digno de consideração sobre qualquer dos meus livros".

Para um homem deste calibre, absolutizado, não fica lugar para Deus, que se revela aos humildes e resiste aos soberbos. Enfim, ironia da razão!, o ateísmo nietzschiano, não é possível sem Deus, ou a "religação não fosse uma dimensão constitutiva da existência humana. Nietzsche não se teria proclamado coveiro de Deus, se Deus, como um relâmpago, não brilhasse, em certos momentos, os mais atormentados da sua vida, na noite, sem estrelas e sem luar, de sua alma.

Assim se compreende que, em vez de um super-homem que a sua imaginação sonhara, tenha criado um infra-homem de que Nietzsche se tornou imagem grotesca, vindo a desencarnar, ruína humana, num Hospital de alienados mentais.

E o que dissemos do ateísmo de Nietzsche, dizemos do ateísmo de Karl Marx, para quem Deus não passava da simples projeção do homem. Daí, com ele, a teologia dissolver-se em antropologia. Para sua tristeza, a Antropologia Contemporânea, define o homem, como um ser material, animado pelo seu espírito. Segundo o marxismo, nossa vida torna-se insuportável e desesperada, porque a religião, ópio do povo, criando em nos a esperança duma vida futura melhor, no mundo do alem, leva-nos a adormecer para as tarefas de transformação da sociedade terrestre. Tanto a Arte, como a Filosofia e a Religião, em todos os tempos tem estado ao serviço de ideologias, vazias de qualquer conteúdo de verdade, com um único objetivo: sancionar o primado econômico e socio-politico da classe dominante. Sobre uma infra-estrutura real, constrói-se uma super-estrutura irreal. As construções ideológicas não passam de simples expressão do momento socioeconômico que se vive, resultante do instinto de classe dos filósofos e pensadores que, assim, procuram justificar seus interesses classistas, segundo Marx.

Embora, foi o que se passou no período que se convencionou chamar Idade Media e em períodos da historia da humanidade, e nos dias de hoje, em que alguns homens se utilizaram do nome de Deus e de Jesus, para conseguirem seus objetivos egoístas e funestos, (importante advertência) desta forma, entendemos e até aceitamos esta sua postura, porem, não tem razão, Karl Marx, ao considerar Deus pura criação humana, para justificar simples interesses das classes dominantes, porque já o dissemos ao justificarmos a moral inata, como característica constitutiva da nossa existência. Como não tem razão ao considerar a Esperança, a Fé, ópio do povo. A Esperança, a Fé, não é ópio que acalme e aliene, mas pelo contrario, estimulo forte que gera esforço, progresso, responsabilidade e amor, na construção de um mundo cada vez melhor. O autentico discípulo de Jesus não pode nem deve abdicar dessa tarefa. Portanto longe de ser um narcótico, é um estimulante para os comprometer perante o Pai, e despertar a Caridade, para o progresso técnico, econômico e cultural de todos os povos, raças ou credos, com a luta pela eliminação das desigualdades, tão gritantes e escandalosas existentes, não só entre as famílias, amigos, vizinhos e pessoas, mas também entre os povos. Assim exige a Palavra de Nosso Divino Amigo, que inaugurou a autentica revolução da Historia, sendo o Maior Revolucionário e Reformador de Todos os Tempos, na qual prosseguirá sua Reforma enquanto existir bocas sem pão, e corações sem alegria, sempre com a Esperança, a Fé e o maior de Todos o AMOR. Sendo alguns de nós Seu instrumento.

A revolução marxista, procurou libertar o homem de Deus, sujeitou-o a um outro deus, mas, este sim, terrível, cruel, e alienante qual é o Estado totalitário, onde cada homem vê volatilizar-se sua pessoa, para ser reduzido a peca de uma grande maquina produtora de bens não para si mas, a maior parte para o Estado marxista.

Estado esse composto pelos escolhidos, só por 'meia-duzia'. Como o Antigo Presidente da Romênia, no tempo que era partidária deste sistema, em que o povo não tinha as mínimas condições de vida, como os bens essenciais racionados, aprisionados da sua liberdade, e etc., e este tirano, tomava banho na sua luxuosa banheira e torneiras em ouro maciço. Assim como outros partidários deste sistema filosófico, que alguns deles foram autênticos déspotas, bárbaros e assassinos.

Eliminando a Verdade,-"Deus"-, o marxismo ateu converteu-se na grande "MENTIRA" da Historia. Para Marx, o homem, não era mais que um estomago, que era preciso encher.

Abandonando o sec. XIX, iremos analisar o ateísmo do presente século, que teve em Jean Paul Satre o seu principal expoente. Lendo com efeito, suas obras, que tantas vidas, tem envenenado, assim como Marx, não encontramos, nelas algo que justifique suas atitudes ateias. Afirma, gratuitamente que Deus não existe, ficando assim inexplicado a liberdade humana e sua Majestosa Criação.

Como Pode compreender-se a Criação e a Liberdade, sem a existência de um Criador Supremo. Como pode tentar analisar, mal na nossa opinião, um efeito, esquecendo-se que todos os efeitos tem uma causa, uma dos grandes apostolados da Física. Ou será, que para ele, a Ciência, como uma das muitas linguagens de Deus, não existe e não é mais que uma farsa? Ou será que para ele, como para Marx, a Ciência é também, uma projeção e criação do homem ?

Pensa Satre, se admitíssemos a existência de Deus, subtrairíamos ao homem a sua responsabilidade e a sua existência.

Como, meu pobre e bom amigo? Não é antes a existência de Nosso Amado Pai, Deus, que nos pede `contas' do bom ou do mau uso de nossa liberdade, e que nos torna verdadeiramente responsáveis de nossas ações, condicionando desta forma, as possíveis menos boas, tendências humanas?

Por mais que alguns homens, felizmente cada vez menos, procure justificar seu ateísmo, este só pode subsistir em palavras vazias, ocas, desprovidas de qualquer conteúdo moral, filosófico e mesmo cientifico.

Ninguém, de espírito pluridimensional aberto, pode furtar-se `a idéia de Deus, fundamento de toda a existência universal.

Sendo exigência da Fé, Deus é também exigência da razão. Daí, não acreditamos na existência de ateus convictos.

O ateísmo alias, implica, como vimos, o teismo - Tudo vem de Deus e tudo caminha para Deus - principio de toda a criação.

Entendemos no fundo de nosso coração porque é alguns irmãos se exprimem como falsos ateus, pois para nos, com já dissemos, o ateísmo não existe, e muito menos os ateus:

1- Nada mais por culpa das religiões, em especial das clássicas, que através de seus comportamentos ao longo da historia, criaram muitos descrentes, não valendo a pena, referir seus feitos históricos, que não tem nada a haver com o que o Nosso Mestre nos ensinou e ensina.

Esquecendo-se este grupo de pessoas que, a religião só poderá ser uma, a que se inspira no AMOR, na Razão, seja qual ela for, desde que apague da Pureza e Beleza das palavras de Jesus, os seus Personalismos, Dogmas, Rituais, Proibições radicais e cruéis.

2- Os restantes que, não foram influenciados pelas tendências nefastas que os varões das religiões introduziram na Grande Verdade, com os seus particularismos e personalismos a seu belo prazer, satisfazendo-os, mas não a Deus, dai existirem no mundo inteiro mais de três mil religiões, cada uma delas com o seu vinculo personalizado, esquecendo-se completamente da Máxima das Máximas, "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI", o importante para elas, é o seu seguidor cumprir escrupulosamente, com os seus personalismos e não importa a Valiosa mensagem de Jesus, Esta, fica para um plano de menor importância.

Assim neste grupo estão englobados de forma exacerbada; os egoístas, os vaidosos, os orgulhosos, os cruéis, os déspotas, os fanáticos, pois, todos eles tem medo, que Deus exista, por varias razoes particulares a cada subgrupo.

Observemos a divisão da palavra "UNIVERSO", 'UNI' - unidade; 'VERSO' - o oposto, o contrario. Ou seja, o contrario da Unidade, do Todo ou seja, de Deus. Meditemos!

Se Nietzsche, Marx, Satre, e outros mais, conhecessem, "O ESPIRITISMO", não acreditamos que se intitulassem de ateus, mas se calhar, seriam uns dos maiores defensores da existência de Deus, como Pai; Meigo, Carinhoso, Justo e sobretudo que Ama incondicionalmente, todos os seus queridos filhinhos.

Pensamos, que alguns destes homens que se dizem ateus, não são mais que ignorantes, e pobres de espírito, que necessitam urgentemente do "Consolador", prometido por Jesus - O ESPIRITISMO.

Daí, Deus conceder-nos esta enorme oportunidade e responsabilidade, de O levarmos a estes grupos de pessoas, que se intitulam de incrédulas, porque não entendem os Varões, os Patrões das religiões, com os seus fanatismos, esquecendo-se dos Valores intrínsecos de Jesus e seus discípulos.

Alem disto poderemos, "salvar", alguns irmãos nossos, carentes, e frágeis, que se deixam levar por aqueles, que sem escrúpulos, se utilizam das dificuldades e sofrimentos de alguns, em proveito próprio, explorando assim, mentalmente e financeiramente o próximo.

Pobres coitados, que utilizam o nome de Jesus, para satisfazer suas vaidades, e caprichos socioeconômicos, enriquecendo, e ganhando poder social, `a custa do sofrimento de nossos irmãos.

Jesus alerta-nos no Evangelho, para estes comerciantes de almas humanas.

Assim, repito, e perdoem-me, por isso, mas é necessário e urgente, sair da nossa "concha" e atuarmos, sem medos ou "futurologias", mas levando-O, de forma simples e amorosa, pois este é um PAPEL impar, do "CONSOLADOR" - ESPIRITISMO.

(Publicado no Boletim GEAE Número 279 de 10 de Fevereiro de 1998)


endereço: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/ateismo.html

imagem: monicavox.blogspot.com



****

SELO: ESSE BLOG NÃO SAI DA MINHA CABEÇA

Recebi este selo da amiga Maria José do blog Arca do AutoConhecimento (http://arcadoconhecimento.blogspot.com).
Obrigado, Maria José, pelo carinho e pela amizade.
Vamos as regras:
Escrever 10 coisas que não me saem da cabeça, e indicar para 10 blogs que também não me saem da cabeça.
1°Deus
2°Família
3°Voluntariado
4ºAmigos
5°Blogs amigos
6°Fortalecer a minha fé
8°Continuar os estudos da Doutrina Espírita
9°Movimentar o Amor
10°Crescer espiritualmente e moralmente.

Agora vamos às indicações:

1. Por Uma Vida Melhor
, da Julimar
2. Sem Fronteiras Para o Sagrado, da Norma
3. Crescer Dá Trabalho, da Jeanne
4. Cores, Natureza e Vida, da Ritinha
5. Um Pouco de Tudo, do Felipe
6. Divina Imagem, da Ana
7. Blog do Espiritismo
8. Magnetismo, da Adriana
9. Irmãos Fraternos, da Cristina
10. Um Sublime Peregrino, da Mara


Um grande abraço!!!!


****


SELO: MEME

"Meme” é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa. Desde coisas simples, como comer usando talheres, até ações mais complexas , como escrever textos excelentes em blogs . Resumindo ao máximo, alguém faz, você vê, gosta e copia. Outras pessoas vão ver você fazendo, também gostarão e copiarão. Desta maneira, a evolução de um Meme é quase sempre viral e exponencial.
Estas palavras estão no blog da Maria José , no endereço
http://arcadoconhecimento.blogspot.com, que me ofereceu este presente, o qual aceito com muito carinho.
As regras para receber e repassar o selo, são as seguintes:

1- Escrever uma lista com 8 características suas:
Estudioso, Racional, Responsável, Honesto, Sensível, Amigo, Família, Bom-humor.

2-Convidar 8 blogueiras(os) para o selo:

1. Tamoporai, do Dalailam
2. Meu Lar Interior, da Ana
3. Cores, Natureza e Vida, da Ritinha
4. Um pouco de tudo, do Felipe
5. Ecos da Alma, da Norma
6. Crescer Dá Trabalho, da Jeanne
7.
Um Sublime Peregrino, da Mara
8.
Por Uma Vida Melhor, da Julimar.

3- Comentar no blog quem lhe premiou.
A Maria José, tem nos trazido, através do seu blog, um mundo de informações para reflexão; mas o que mais me chama a atenção, é o Amor que ela coloca em seus posts fazendo com que, ao lermos, nos emocionemos.
Portanto, uma luz a iluminarnos a todos!!!

11 comentários:

Julimar Murat disse...

Oi Uman

3 recadinhos

1-Um pouco de filosofia inclina a mente do homem para o ateísmo, mas profundidade em filosofia traz de volta as mentes das pessoas para a religião.

Francis Bacon

2- obrigada pela sua visita e ter participado do desafio, achei ser uma forma de interagirmos mais e saber da opinião de outros amigos. Valeu!

3- Muito obrigada pelos selinhos, vai com todo o carinho para a minha coleção

Um grande beijo e um dia muito iluminado

Julimar

Norma Villares disse...

Oi Uman
Sempre gentil com sua presença, eu agradeço essa atenção e o mimo da alquimia da alma, depois postarei numa galeria.
Um grande beijo com raios da Divina Luz

Julimar Murat disse...

Ah!

deixei um pensamento prá voce no comentários do meu blog

Agora é só
Beijos
julimar

Norma Villares disse...

Oi Uman, estou de volta, para agradecer o outro selinho. Muito obrigada.

Concordo com Julimar e concordo um pouco com o Luis, porque esses filósofos discordavam da visão que era cultutalmente aceita, o DEUS ANTROPOMÓRFICO.

Quando Nietzsche “anuncia a morte de Deus, ele fala do Deus que tem que morrer mesmo, porque é o Deus das nossas cabeças, o Deus inventado, o Deus da metafísica, o Deus que não é vivo”.

Assim, eu concordo com Nietzsche e discordo do Luis porque esse SER INVENTADO de nome "DEUS" inexiste mesmo.

Até porque a Doutrina Espírita, também não trata DEUS como entidade antropomórfica. E quando pergunta ao ESPÍRITO DE VERDADE, o faz como: "QUE É DEUS?"

Discordo de Luis novamente, pela forma como tratou Nietzsche em seu discurso, chamando-o de demente, e devemos ter respeito pelo genial que ele foi. "Assim Falava Zaratrusta", é um clássico, um livro pra ler, ler, ler, e reler... Acredito que ele foi o precurso da FILOSOFIA CLINICA.

Devemos lembrar sempre:

É preciso TER COMPETÊNCIA PARA SER LOUCO.

E lembrar novamente:

O NORMAL é um adaptado. Adaptou a vida de mesmice, nada fala sobre o governo corrupto, nada diz se lhe tirar o alimento, nada lhe importa se lhe falta emprego. Vive para trabalhar, comer, dormir, sexuar.

Animeiiiii, risos...
Um grande abraço ricos de alegrias Divinas

Julimar Murat disse...

Adorei o comentário da Norma

Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.

Beijos a todos

Julimar

Jorge Nectan disse...

Oi, Julimar, bom dia!!!
Creio que excesso de conhecimento, em qualquer campo, pode levar ao inchaço do ego.
O homem é complicado e só quando sem o chão que pisa, será difícil não se achar acima dos demais homens.

Gostei das duas frases que deixaste!!!

beijo,
Uman

Jorge Nectan disse...

Norma, olá!!!

Muito bom a sua colocação.
Concordo com você em relação ao brilhante Nietzsche. O "dito" ateismo dele era apenas em relação ao Deus antropomórfico. Gostei de postar este artigo pois nos mostra opiniões fortes e equilibrada, como a sua.
Norma, com todo conhecimento que tens, tem a sabedoria de vida e uma visão harmoniosa que do equilíbrio do homem surge a compreensão mais elevada de Deus. Que ensinamento, minha amiga!!!!

Obrigado pelo belo comentário!!!
Beijo

Uman

Adriana disse...

Uman,

Muito obrigada pela indicação do selo! Na verdade, os 2 selos! Acabei de ver que ganhei um oscar! Rsrs. Desculpe minha falta de atenção, às vezes me falta tempo para visitar devidamente todos os amigos, embora não me falte vontade! Bom, o que mais me alegra é a sua lembrança e sua presença sempre tão carinhosa em meus blogs!!

Espero que vc possa continuar sempre seguindo em frente, no caminho do bem, e consiga atingir todos os seus objetivos!! Que Jesus te abençoe sempre!

Abraços fraternos, muita paz e luz!

Jorge Nectan disse...

Olá, Adriana!!

Você merece pois seus posts valem a pena ler. Sou um frequentador assíduo dos teus blogs.

E obrigado, Adriana, por seu carinho!!!

Umm beijo,

Uman

Unknown disse...

Amigo, muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz com estes selos significativos, mesmo.
Assim que possível vou divulgar, assim como a Adriana, também me falta tempo para todas as visitas que eu gostaria fazer aos amigos.
Beijos

Jorge Nectan disse...

Jeanne,
o mais importante é você ter aceito.
os selos e o carinho que tem por cada um de nós!!!

Sempre com um beijo em teu coração,
Uman

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails