quinta-feira, 29 de março de 2012

AS POSSIBILIDADES DO ESPIRITISMO PELA INTERNET


Por Raul Franzolin Neto (SP/via Internet)

O termo "evolução" significa progresso, transformação lenta e progressiva. Evoluir significa passar por uma série de transformações. O Espiritismo nos dá um entendimento muito amplo dessa palavra, sendo ela uma das mais importantes para o esclarecimento da vida. Com o conhecimento do Homem como um todo, ou seja, o próprio Espírito individualizado e imortal, criado em estado de ignorância e simplicidade, mas em busca constante da felicidade, será pela evolução que compreenderemos melhor a humanidade. A matéria, que serve como meio de evolução do Homem, deve também evoluir à medida que ele avança, a fim de que possa haver sempre compatibilidade entre a evolução do Espírito e de seu meio material.

O caminho da evolução, mais rápida ou mais lenta, depende fortemente da comunicação entre os Homens. Este, isolado, restringe sua evolução. Há necessidade de interação entre os seres, quer sejam encarnados ou desencarnados, para que o progresso avance mais rapidamente. Daí a importância dos meios de comunicação já que, através deles, poderemos crescer mais rapidamente, especialmente quando os utilizamos para o bem comum.

Conforme informações espirituais, o terceiro milênio, será um ponto de inflexão ascendente da Terra na escala evolutiva dos mundos habitáveis. O Brasil representa um local de preparação da vida mais fraterna mundial, ou seja, uma espécie de Centro emergente de irradiação da Nova Era, conforme relatos em "Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho".

Há pouco, usávamos cavalo e coroças para nossa comunicação; depois vieram os enormes aparelhos telefônicos com difíceis e rudimentares ligações. Surgiram, a seguir, o telégrafo, o rádio, a televisão, os satélites e o computador. Isso trouxe, evidentemente, um progresso relativamente rápido, ficando evidente a importância da informação para a evolução dos povos.

O computador, temos certeza, já é uma máquina a serviço de uma evolução superior do planeta Terra. Com a informática criaram-se redes de informações fantásticas. O mundo agora é menor. Há pouquíssimo tempo atrás, nos contentávamos com linhas telefônicas transmitindo 2.400 unidades de informação (bits) por segundo. Antes, enviávamos mensagens ao redor do mundo por meios convencionais e só algum tempo depois estávamos com as respostas nas mãos. A evolução, nesse sentido de permuta de informações, foi nos levando à eliminação da máquina de escrever, do papel, do selo, do caminhão, do trem, do navio, do avião, que quase sempre nos forçava a alguns dias de espera pelo contato, pela resposta. Hoje, as linhas telefônicas passaram a gerar transmissões de 4.800, 9.600 (maioria dos FAX), 14.400 e 28.800 (bits) por segundo. Tudo sem falar nos projetos em fibra ótica, pelos quais essas transmissões aumentarão enormemente ainda neste século, de forma que tudo que hoje é o máximo em muito pouco tempo habitará as tendas arqueológicas da informática. Para se ter uma idéia, recentemente, cientistas americanos e japoneses ultrapassaram a barreira de um trilhão de bits por segundo dentro de uma fibra ótica, o que representa, por exemplo, a transmissão do conteúdo de 300 anos de publicações de um jornal em apenas um segundo; e essa tecnologia já tem uma previsão para uso comercial daqui a apenas cinco anos, podendo até ocorrer antes disso. Isso é um avanço tremendo.

Nesse ponto, podemos (e devemos) questionar: o que acontecerá a partir do terceiro milênio nessa área? Tendo em vista a importância do Espiritismo, para o Brasil e para o mundo, vemos na informática um grande meio de transformação e adaptação religiosa, filosófica e cientifica do planeta.

Tivemos a feliz oportunidade de ser o iniciador do GEAE, "Grupo de Estudos Avançados Espíritas", o qual foi fundado em 15 de outubro de 1992, quando estávamos residindo temporariamente nos Estados Unidos. O GEAE parece tratar-se do primeiro grupo eletrônico (rede de computadores), onde os seus integrantes estão interligados através da rede internacional de computadores, a Internet. O GEAE emite um Boletim semanal, contendo assuntos diversificados (mediunidade, evolução espiritual, aborto, sexualidade, materialização, TCI, etc.) com base na Codificação Espírita. Os boletins são editados semanalmente, com mensagens publicadas, trechos de livros, revistas e debates entre os integrantes. Os Boletins também são enviados para outros grupos eletrônicos, tais como, rede Brasnet, newsgroup soc. culture brazil, BBSs no Brasil, Rede Brasileira de Teleinformática, a lista de Espiritismo da UNICAMP e outros.

Ficamos preocupados com o grupo quando do meu retorno ao Brasil, em Julho de 1993. Mas ele já estava forte e a Espiritualidade, que sempre acompanha o grupo, certamente providenciou ajuda para a continuidade dos trabalhos. Através do conhecimento pessoal de José Cid, um grande colaborador e incentivador da Doutrina e nosso amigo particular, a coordenação passou para sua responsabilidade, que manteve as edições semanais ininterruptas até sua volta recente ao Brasil.

Atualmente, o GEAE possui abrangência muito significativa, contando com quase 400 membros, localizados em diversos países do mundo, entre eles, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Franca, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia, Portugal, Suécia e Suíça. Novos colaboradores surgiram e, por iniciativa do companheiro Sérgio Freitas, em Portugal, foi criada em Abril de 1995, a Homepage Espirita GEAE (Pagina WWW). O usuário em qualquer parte do mundo pode acessá-la gratuitamente, obtendo várias informações sobre o GEAE, todos os seus Boletins já editados, bancos de dados sobre Instituições e Grupos Espíritas em diversos países e já alguns livros básicos de Allan Kardec e periódicos espíritas.

Temos recebido mensagens solicitando informações para criação de outras homepages, estando nossa homepage recebendo, em média, cerca de 30 consultas por dia, além de duas a três novas adesões diárias ao GEAE.

Qualquer pessoa pode fazer parte do GEAE. Basta que ela tenha endereço eletrônico na Internet ou em outras redes que estejam a ela ligada e enviar uma mensagem para endereço o eletrônico abaixo, contendo as seguintes informações: nome e endereço completos, endereço eletrônico e profissão.

Assim, com base na experiência que já vivenciamos nesse pequeno trabalho do grupo como um todo e com essa visão da informatização da comunicação global, acreditamos que nada impedirá o avanço que o Espiritismo poderá promover, nessa nova fase da humanidade, ligando todos os povos sob a bandeira da fraternidade universal. Mas isso só poderá se dar se todos nós, os espíritas, investirmos nossa atenção e esforço neste sentido. Quem não esteja ligado na Internet, ligue-se com quem esteja e permutemos informações. Falamos muito do Brasil como o maior país espírita do mundo, sem nos darmos conta do muito que devemos fazer pelo Espiritismo no mundo. Para esse alcance, nenhum caminho tem se mostra-do mais viável e barato que o da Internet. Mais do que nunca, o avanço mundial do Espiritismo depende de cada um de nós!



texto - www.panorama.com.br/novo/artigos
imagem - luzespiritaa.blogspot.com

3 comentários:

Jorge Nectan disse...

A internet é uma grande campo divulgador e propagar do Espiritismo. apenas que devemos ter discernimento do que lemos para saber se segue a Kardec.

Um abraço!

Ivana Lucena disse...

Tem toda razão, meu amigo, a internet faz parte da nossa evolução e só tem a contribuir para divulgar ideias. Concordo também que mas do que nunca o discernimento deve ser amplamente exercitado, não somente com relação ao espiritismo, que sem dúvida é um campo fértil para os mal intencionados ou mesmo ignorantes, com também para todas as informações colhidas pela internet. Os nosso filhos devem desde cedo desenvolver isso. Um abraço, meu querido!

Roselia Bezerra disse...

OLÁ,Jorge
Estive ausente pela Quaresma...

"Renovar
Perdoar
Esquecer
Corações aquecer!!!"
(Orvalho do Céu)

Páscoa é:


"Coragem é a resistência ao medo,
domínio do medo,
e não a ausência do medo."
(Mark Twain )

SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
Abraços fraternos de paz

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails